Rascunho

Muitas vezes ainda tenho a ilusão de que tenho vários caminhos à disposição e várias escolhas para ser nesta vida.

Preciso me lembrar de que não é assim. Não rejeito o livre arbítrio mas a idéia de que podemos ser o que não somos e assim, dar passos que não podemos dar e andar por caminhos que não estão disponiveis.

Estas são fontes de muita dor e sofrimento e causam impactos profundos muito além de minha vida.

No entanto, esta crença é natural porque faz parte das ideologias em que vivo imerso e na crença banalizada da "liberdade".

Sou livre mas meu caminho é único e singular. Cada passo que dou faz esta trilha que reflete o movimento de meu ser. Não posso dar o passo de outros nem posso seguir os caminhos deles embora pareçam possíveis.

Se estou nesta trilha com integridade na busca de ser e mudo meu rumo diante do que se apresenta no caminho e não só guiado por ideias ou comodidades, ou comparando a paisagem de minha vida com outras, então mudo as paisagens mas sigo firme no meu caminho.

E nem posso antever aonde vai dar a estrada. Só posso saber e buscar com honestidade o próximo passo diante do que se apresenta a cada momento, todos os dias em minha vida confiante de que nada nesta paisagem ou neste caminho está ali por acaso.

Tudo é parte deste mistério em que estou inserido e que já está posto, não como uma imposição sobre o ser ou supressão de minha liberdade mais verdadeira... Tudo está posto naturalmente de acordo com meu movimento e assim, de acordo com o ser.

Também cada passo é individual, a escolha é individual mas as conseqüencias e os resultados terão um impacto muito além de minha vida.

Rejeitar o passo é comprometer estes impactos, é comprometer vidas e o próprio universo.

Os ensinamentos de que tudo podemos e de que somos livres para tudo orientam muitos outros seres que acabam muitas vezes por se negarem a dar os passos que lhe cabem e assim sofremos todos os impactos de escolhas alheias que se multiplicam já que tudo se interliga e se relaciona.

Assim, identificando ou não as causas, sofremos e sofreremos sempre os impactos das escolhas dos outros. E diante disto precisamos dar a nossa resposta decidindo se buscamos e cumprimos nosso destino ou se o rejeitamos contribuindo para o caos.

Não há sentido em imaginar que posso tomar outro caminho, ou dar outros passos com escolhas que para outros parecem adequadas e apropriadas. Podem ser boas para os outros e pode ser que os outros estejam rejeitando o que lhes cabe também. Como saber?

Só me cabe ser e dar cada passo nesta trilha consciente de que a estrada e as paisagens são uma ilusão mas que as escolhas e meu compromisso honesto com o caminho fazem parte da jornada maior para que estou destinado. E por isto, cada passo nesta trilha tem um impacto que não posso avaliar no universo como o conheço e talvez um impacto muito além no que nem posso imaginar que exista.

Isto tudo é um mistério mas também parece cada dia mais evidente. De fato, tudo isto também já foi dito e muitas palavras e experiências começam a fazer mais sentido agora embora ainda seja difícil...

Sigo.