Sobre a maioridade penal, prisões e cegueira

Alguns dias atrás recebi um pedido de apoio para a redução da maioridade penal. Respondi dizendo que sou contra. Acho que o problema é sério mas não acho que esta modificação na lei vá melhorar em nada.

A existência de leis, cadeias e homens excluídos unicamente não diminui a violência. Apoiar uma mudança desta sem refletir apenas pensando que "alguma coisa deve ser feita" é contribuir para a intensificação do problema.

Certamente esta é uma lição que já se aprendeu. Porém quem realmente quer ver isto? Como em tantos outros assuntos e problemas só não enxerga quem não quer ver. Por isto não devemos esperar que estas pessoas mudem assim.

Infelizmente a verdade como em tantas outros problemas "modernos" exige um conjunto de mudanças na sociedade e nos indivíduos. Como os indivíduos não querem mudar, a sociedade não muda.

Nascem cada vez mais indivíduos, as pessoas vivem mais, temos cada vez menos ofertas de emprego, destes empregos uma quantidade cada vez menor pode ser preenchida por pessoas com pouca ou nenhuma instrução, as empresas querem vender cada vez mais e estimulam sem pudor o consumo...

Esta é uma longa soma de fatores que no final resultam em uma sociedade mais desigual, onde as pessoas valem mais pelo que possuem do que pelo que são e onde surgem várias ideologias e teorias para justificar todas as barbaridades em andamento.

Assim, a escala dos problemas está aumentando em uma função que não é linear. Isto vai piorar. Não há sombra de dúvidas. Ficando pior surgem as soluções desesperadas que sempre são apoiadas por interesses obscuros, pessoas doentes ou inescrupulosas.

Basta lembrar as lições de outros povos e cidadãos que de mãos limpas e cheios de esperança, ao longo da história e nos tempos recentes, apoiaram idéias e projetos " repletos de boas intenções e objetivos elevados " e que visando " o bem da sociedade " se concretizavam em soluções de exclusão, confinamento e finalmente eliminação...


É um caminho mas eu é que não vou por aí... Exagero?




"Que meu Senhor não se irrite se falo ainda uma vez: e se, por acaso, houver dez?" Ele respondeu: "Por causa dos dez não destruirei". (Gênese 18:32)