Dia Internacional das Mulheres

Hoje para algumas pessoas esta data tem servido mais para que os homens demonstrem o carinho e o amor que tem pelas mulheres. Acho que esta é uma data que poderia ser resgatada em sua idéia original de celebrar conquistas e feitos das mulheres contra a opressão masculina.

Algumas pessoas não gostam da idéia de uma data como esta. O fato é que já existe e deveriamos refletir pois existe hoje, na minha opinião, muita confusão e conflitos causados pelas diferenças entre o ser masculino e feminino.

Também creio que as mulheres tenham motivos para se alegrar neste dia porque mesmo que individualmente não tenham feito grandes contribuições para a humanidade, estão hoje muitas vezes, em condições melhores do que as nossas antepassadas e são herdeiras de todas estas grandes conquistas que se fizeram pouco a pouco e que cada mulher ainda faz hoje no seu dia-a-dia.

Imagino que não é necessário falar de todos os papeis e responsabilidades que ainda hoje náo sáo distribuídos por igual. Nem sobre os benefícios diferenciados, preconceitos e estigmas que ainda existem nos dias de hoje. Ainda existe muito que se mudar...

Porém, ninguém muda quando a situação está boa.

Assim, verdade seja dita, estas conquistas e feitos náo tiveram grandes contribuições dos homens. Não diria que nenhuma mas talvez poucas e raro empenho. Na verdade, a maioria das conquistas femininas assim como os feitos de tantas personagens se deu APESAR dos homens.

Acho que é motivo de alegria também lembrar que o caminho até aqui não foi fácil e mesmo que ainda existam problemas e grandes dificuldades muita coisa melhorou. Todos vivem dificuldades e conflitos nas relações e a situação não está mais tão confortável e fica cada vez menos. Só isto já é um motivo de esperança para que se busquem novas formas de relacionamentos.

Os homens devem demonstrar o carinho, o amor e admiração mas também devem reconhecer e suportar estas conquistas do passado e do presente. Aliás, mais do que agradecer deveriam se desculpar porque mesmo que não tenham sido responsáveis pelo que aconteceu antes de nascerem, ainda hoje se furtam de diversas formas em contribuir. Mesmo que estejamos confusos não podemos deixar de refletir e contribuir individualmente nos relacionamentos profissionais, familiares e pessoais.

Infelizmente não conheço mulher que não tenha sofrido com as omissões e dificuldades criadas por alguns homens em suas vidas. Já ouvi muitas queixas de outros e sobre mim e gostaria de poder me desculpar por todos mas só posso pedir desculpas pelo que fiz ou deixei de fazer e pedir ajuda para que náo desanimem em ajudar os meninos a melhorarem.

Não desistam de buscar, criar e construír novas formas de convivëncia com os homens. Náo digam que homem é tudo igual porque não são e porque isto divide, polariza e não resolve... Se tiveram experiências ruins com alguns homens lembrem que hoje já existem muitas mulheres em atitudes que antes eram quase exclusivas do universo masculino. Existem diferenças biológicas, existem anos e anos de práticas e costumes antiguados e opressores mas não percamos a esperança.

Existe ainda muito sujeito que bate na mulher mas já existem hoje vários registros de mulheres que batem nos sujeitos. Existe homem que some de casa deixando a mulher sozinha com os filhos mas existem mulheres que também fazem isto. Existem pais que se negam a serem pais mas existem mães que se negam a serem mães. Existe homens que tratam as mulheres como objetos mas já existem mulheres que tratam os homens como objetos.

Infelizmente quanto mais mulheres conquistam independência e se destacam em posições de poder e autoridade vemos muitas vezes que podem agir do mesmo modo como os homens agirão por muitos séculos. Não creio que seja privilégio masculino oprimir, agredir, matar, magoar e subjugar mas são o exercício imaturo do poder e da liberdade.

Também acho que pais e máes devam se empenhar mais em preparar filhas e filhos. Devem cobrar mudanças nas escolas que muitas vezes ainda reproduzem ideias e práticas do passado. Na família aprendemos valores, nas escolas aprendemos a pratica da cidadania e do convívio com as diferenças. Quanto melhor for nosso trabalho com as crianças melhor será o trabalho deles com nossas netas e netos e assim as mudanças vão prosseguir até que a humanidade encontre algum meio mais justo e satisfatorio para a convivência entre os sexos.

De nada adianta falar das grandes coisas e dos grandes feitos se não podemos melhorar as pequenas coisas e realizar os pequenos feitos do dia-a-dia das relações. Acho que é preciso muita coragem para que as pessoas busquem em cada escolha e a todo momento, acima das vaidades e do individualismo, o entendimento em uma convivência madura que permita o desenvolvimento e a vida.

Então, penso que todos devem celebrar mas cabe mudar o empenho e ampliar a discussão e a reflexão pois creio que já chegou a hora de que todos começem a refletir sobre como temos vivido e como desejamos viver. Grandes desafios se impõe aos homens e mulheres de todos os povos e raças. Desafios que não serão superados com passeatas ou discussões mas nos gestos, conversas e práticas entre pais, filhos, casais, profissionais, cidadãos e principalmente individuos.

Parabéns mulheres de todo o mundo não por serem mulheres mas pelo que fizeram e fazem por todos nós!