De volta ao manual...

Faz algum tempo que não escrevo aqui.

Trabalho, cursos e viagens complicaram os horários e acabei me deixando ficar no modo "automático" e assim me afasto da consciência do que acontece comigo e ao meu redor em troca de resultados, prazos e confortos.

Existem dois modos de ser: automático e manual. Lembra do câmbio do carro?

No câmbio automático, pisamos no pedal e ele anda sem nos preocuparmos com as mudanças de câmbio. No câmbio manual precisamos mudar a relação de câmbio ouvindo o motor e avaliando cada situação que vamos enfrentar: subidas, paradas, ultrapassagens etc.

Podemos viver de um modo ou de outro. Um não é pior do que o outro e cada um tem suas vantagens e desvantagens. Como sempre é uma escolha de cada um que se refaz a cada momento. O problema é quando nos esquecemos de que existem as duas possibilidades...

Do mesmo modo como no carro, as pessoas que se habituam ao câmbio automático tem mais dificuldades em dirigir no manual. Já vi isto com pessoas que usaram por toda vida carros automáticos e que tem medo de guiar carros com câmbio manual.

O inverso já não ocorre do mesmo modo. Quando pego um carro automático estranho também mas o estranhamento não me impede de guiar sem problemas. O estranhamento nos desperta. E despertos já não estamos no automático, mesmo que o carro esteja...

Para mim, andar no manual da vida é buscar a consciencia do que me acontece e do que acontece ao meu redor, buscar me orientar e escolher. É não aceitar todas as respostas mas fazer perguntas e me dispor em rever idéias e fazer mudanças.

Viver com consciência é escolher minha comida, minha roupa, o modo como vou dispor meu corpo na cadeira, prestar atenção nos meus passos, fazer perguntas de crianças...

Vivendo assim a gente acorda de manhã e lembra que há um novo dia para viver e que nem sabemos se vamos estar vivos no final do dia. E lembramos que todo ato terá consequências mesmo que não tenhamos a menor idéia de quais sejam...

Enfim, nos tormamos responsáveis e dá um trabalho danado.

Assim, várias vezes escolho pelo automatico, simplesmente porque nestas horas só quero ir, sem me importar em como as engrenagens vão se mover para me dar o resultado e o conforto que desejo.

Porém, como nas viagens que já fiz, onde usei os automáticos, chega a hora de voltar para casa até porque viajar é bom e o automático é bom mas a gente fica com saudades e precisa voltar.

E como nas viagens, adoro voltar para meu carro: durinho e com câmbio manual. É então que posso guiar atento ao ronco do motor, aos instrumentos, ao movimento dos carros e pedestres, aos sinais, aos meus objetivos e desejos.

Prazer único e indescritível de escolher: como quero ir, como quero viver.