Discussões

Muitas vezes me envolvi em discussões que não resultaram em nenhum proveito para ninguém. Hoje, busco me envolver cada vez menos nisto. São discussões pouco objetivas e muitas vezes os ânimos são acirrados e as pessoas saem magoadas. Muitas vezes acabei falando coisas e assumindo posições com que nem concordo.

Algumas vezes é melhor perder a discussão e manter os afetos. Outras vezes é melhor calar, ir para o cantinho e ruminar nossa magoa. Porque toda magoa é uma experiência subjetiva. O que não me diz respeito não me afeta.

Além do mais, se realmente estamos certos sob determinado assunto, porque nos importarmos em fazer o outro concordar? Se não estamos certos, podemos rever nossa posição. E se nenhuma das posições está certa? E se ambas estão?

Ninguém é perfeito.

Dizemos isto para lembrar que todos podemos errar, todos podemos falhar. O difícil é lembrar quando nos sentimos agredidos ou confrontados. O mais difícil da condição humana é viver com o fato de que "temos costas". Não vemos o que se passa atrás. Se é que vemos até o que se passa na frente.

Querer provar que estamos certos, mesmo sobre nós mesmos é querer impor uma opinião. Se estamos certos, a vida dará seu testemunho na hora certa. E se não der, a verdade é que muito pouco podemos fazer.

Então para que se debater?