Conforto

Existe uma ilusão de que a tecnologia é benéfica para as pessoas.

Hoje temos muitas opções de comunicação: email, telefone, celular, messenger etc. No entanto, dizemos cada vez menos. Veja o exemplo do email onde um dos usos mais comums é trocar arquivos de fotos, filmes e apresentações com mensagens que foram feitas por outros.

Existem carros, computadores, internet, iPod, DVD, televisão digital, HDTV etc. Tudo isto "facilita" a vida e nos dá mais conforto. No entanto, trazem outros compromissos com o cuidado necessário com estas máquinas.

E também existem as dezenas de serviços associados em geral a estas novas tecnologias e novos hábitos: internet, telefonia, TV por assinatura etc.

Tudo isto nos trouxe novos gastos. Gastos que nos exigem ganhar mais, o que exige trabalhar mais e que nos dá menos tempo para aproveitar todas as facilidades da vida.

As pessoas estão perdendo a originalidade. As pessoas se falam menos. As pessoas tem menos tempo para estarem umas com as outras. Na verdade as pessoas tem cada vez menos tempo para estarem sozinhas e cuidarem de si.

O conforto e a facilidade das tecnologias podem ter um custo muito alto.