Receita de Ano Novo

Boas Festas

Queria lhes desejar Boas Festas mas sei que alguns amigos e amigas passaram e estão passando por momentos difíceis em suas vidas. Problemas de saúde, financeiros, perdas etc.

Muitos de nós tivemos muitos destes momentos difíceis e não podemos garantir que estaremos livres de outros no próximo ano e nos anos seguintes.

Hoje acredito que é importante que cada um de nós possa estar atento e consciente do que lhe acontece. Somente assim poderemos evitar as armadilhas, os acidentes e males que podem ser evitados. Parece óbvio mas não é. Parece fácil mas não é.

Queria muito que todos nós pudéssemos nos manter sem desvios nesta busca de consciência e de auto-conhecimento. Uma busca que não seja orientada por padrões externos e objetivos morais mas orientada pelos nossos princípios e valores.

Princípios e valores que só podemos desenvolver e consolidar quando nos questionamos e nos colocamos em uma atitude de aprendizado com humildade e determinação.

Porém, nem tudo se pode ver, nem tudo se pode evitar e por isto é preciso também ser forte e manter a chama da fé e da esperança para suportar as dificuldades sem abrirmos mão de nossos valores, de nosso ser e do que nos traz vida.

Mesmo que este Natal não seja como gostaríamos, ainda é a época em que celebramos a vinda da Boa Nova e podemos desejar o melhor para as pessoas que amamos e queremos bem. Para que o melhor seja agora, amanhã, no próximo ano e em todos os dias, meses e anos seguintes.

Oxalá que a partir de agora todos os dias da tua vida sejam cada vez mais o palco de teus desejos e sonhos com muita paz, saúde, amor e felicidade para ti e todos os que ama.

São meus votos sinceros!

Clique na foto...

Pesquisa


Final de ano, inevitável refletir sobre tudo o que foi vivido durante o ano e fazer planos para o novo ano. Estou pensando em fazer algumas mudanças no blog.

Assim, gostaria de saber de outras idéias e sugestões das pessoas que me lêem.

Também quero conhecer os leitores e saber porque lêem o blog: o que gostam, o que não gostam, o que acha que pode ser melhorado etc. Estou realmente aberto a críticas e sugestões.

Sei que algumas pessoas preferem não escrever comentários então estou disponibilizando um email para que as pessoas possam me escrever e me contarem o que acham do blog e se possível me apresentarem sugestões e dicas.

O email é este:

notasdeumajornada@gmail.com

Aguardo suas mensagens!

Sobre o amor

"O amor vem de onde menos se espera quando não se está procurando por ele. Sair à procura do amor nunca resulta na chegada do parceiro certo e só cria melancolia e infelicidade. O amor nunca está fora de nós, mas dentro de nós."
Louise Hay

"O amor não consiste em fitar um ao outro, mas em olhar juntos na mesma direção."
Antoine de Saint-Exupéry

"Quando o homem e uma mulher com significativas afinidades espirituais e psicológicas se encontram e se apaixonam um pelo outro, se eles já dominaram a ansiedade que os problemas e as dificuldades pessoais provocam e ultrapassaram o nível de simplesmente lutar para fazer seu relacionamento "funcionar", o amor romântico proporciona-lhes então não apenas a felicidade sexual e emocional, mas também os ajuda a atingir níveis mais elevados de crescimento pessoal. Ele torna-se o contexto para um contínuo encontro com o self, o si-mesmo, através do processo de interação com outro self. Duas consciências, cada uma dedicada à sua evolução pessoal, podem proporcionar, uma à outra, um extraordinário estímulo e desafio. O êxtase pode, então, tornar-se parte de sua vida. O amor romântico não é um mito que deve ser rejeitado, pois, para a maioria de nós, é uma revelação que ainda aguarda sua hora de nascer."
Nathaniel Branden

"O amor é um mestre admirável que nos ensina a sermos o que nunca fomos; e, muitas vezes, com as suas lições, muda completamente, num instante, os nossos costumes."
Molière

"Amar... é uma ocasião sublime para o indivíduo amadurecer, tornar-se algo em si mesmo, tornar-se um mundo para si, por causa de um outro ser; é uma grande e ilimitada exigência que se lhe faz, uma escolha para longe."
Rainer Maria Rilke

"O amor é uma flor delicada, mas é preciso ter a coragem de ir colhê-la à beira de um precipício."
Sthendal

"Os sofrimentos do amor devem enobrecer, não degradar."
George Sand

Mudanças de planos

Cheguei em São Paulo no Domingo. Deveria ter vindo no Sábado mas perdi a conexão e fui obrigado a dormir em Washington e pegar o vôo somente no dia seguinte.

Para aproveitar as horas que estive ali, e aproveitando a sugestão de um colega de viagem que conheci nos balcões da companhia aérea, fomos visitar a alguns pontos turísticos na cidade.

Para um tour de algumas horas como este, gastamos 6 dólares saindo do aeroporto de ônibus para o centro e andando na maior parte do tempo. É verdade, somente isto.

Visitei a Casa Branca, o Capitólio, vimos o Monumento de Washington, e pude ver de perto no Smithsonian Institute obras de Monet, Rembrand, Magrite, Da Vinci, Degard, Renoir e outros. Não pudemos ver muita coisa mas foi uma tarde muitissimo interessante.

Me parece que nas viagens o que fica em nossa memória como mais interessante e rico são sempre as mudanças de planos, os imprevistos e as dificuldades superadas quando estamos dispostos para as novas experiências e nos dispomos ao risco das mudanças de planos.

Neve

Estou contente porque hoje vi pela primeira vez na minha vida a neve cair. Me sinto como criança que vê uma coisa diferente pela primeira vez na vida. É muito bonito!

Estou em Burlington no estado de Massachusetts, EUA. Vim para um treinamento. Já estive aqui antes mas esta é a primeira vez que vejo neve aqui ou na minha vida.

Quando cheguei, no Domingo, uma espécie de gelo congelado cobria os cantos das calçadas e os canteiros das ruas. Havia nevado antes de minha chegada e me parece que a neve derrete e congela formando uma casquinha. Fica parecido com aquele gelo que se forma no freezer.









Este gelo foi derretendo e hoje quando estava quase tudo derretido começou a nevar.

Quando meu filho tinha 1 ou 2 anos eu imaginava que se alguém começasse a flutuar no ar ele olharia para nós com a mesma surpresa com que via alguma um besouro andando no chão. Para ele tudo era naturalmente um novo aprendizado, seus olhos brilhavam com tudo!

Perdemos (pelo menos eu perdi) esta capacidade de nos surpreendermos e nos admirarmos com as coisas ao redor. Talvez daqui a alguns vários anos ver a neve cair não seja mais novidade para mim mesmo que eu continue achando ela muito bonita.

Mas hoje eu tive esta experiência. E como é bonita! Bonita a neve caindo e cobrindo as plantas, os carros, os prédios e o chão. Bonita e rica a experiência de me surpreender e me admirar como meu filho se surpreendia e se admirava.

Também foi bom poder passar por isto com a consciencia de estar presente diante de algo que me admirava e assim, procurar guardar com muito cuidado esta impressão e os sentimentos que tive novamente ao presenciar um fenômeno pela primeira vez.


Feliz aqui!

Conforto

Existe uma ilusão de que a tecnologia é benéfica para as pessoas.

Hoje temos muitas opções de comunicação: email, telefone, celular, messenger etc. No entanto, dizemos cada vez menos. Veja o exemplo do email onde um dos usos mais comums é trocar arquivos de fotos, filmes e apresentações com mensagens que foram feitas por outros.

Existem carros, computadores, internet, iPod, DVD, televisão digital, HDTV etc. Tudo isto "facilita" a vida e nos dá mais conforto. No entanto, trazem outros compromissos com o cuidado necessário com estas máquinas.

E também existem as dezenas de serviços associados em geral a estas novas tecnologias e novos hábitos: internet, telefonia, TV por assinatura etc.

Tudo isto nos trouxe novos gastos. Gastos que nos exigem ganhar mais, o que exige trabalhar mais e que nos dá menos tempo para aproveitar todas as facilidades da vida.

As pessoas estão perdendo a originalidade. As pessoas se falam menos. As pessoas tem menos tempo para estarem umas com as outras. Na verdade as pessoas tem cada vez menos tempo para estarem sozinhas e cuidarem de si.

O conforto e a facilidade das tecnologias podem ter um custo muito alto.

Renúncia - Manuel Bandeira

Renúncia

Chora de manso e no íntimo... Procura
Curtir sem queixa o mal que te crucia:
O mundo é sem piedade e até riria
Da tua inconsolável amargura.

Só a dor enobrece e é grande e é pura.
Aprende a amá-la que a amarás um dia.
Então ela será tua alegria,
E será, ela só, tua ventura...

A vida é vã como a sombra que passa...
Sofre sereno e de alma sobranceira,
Sem um grito sequer, tua desgraça.

Encerra em ti tua tristeza inteira.
E pede humildemente a Deus que a faça
Tua doce e constante companheira...