Forma e conteúdo

Pode parecer óbvio mas não devemos confundir a forma com o conteúdo. A forma é transitória e pode ser imposta ao conteúdo com alguma arte. O conteúdo também pode mudar mas as mudanças na forma são mais rápidas e nem sempre evidentes.

Faz parte de nossa natureza a dificuldade de perceber a transitoriedade das formas. Isto nos ilude e nos afasta do real. Também costumamos interpretar os conteúdos nas formas que são mais convenientes e que demandam menor esforço do nosso ser.

Muitas vezes permitimos as ilusões. Algumas vezes, buscamos as ilusões.

Hoje me senti confuso diante de uma forma boa de agradecimento e congratulação. Percebi depois que havia algo errado. Um agradecimento e uma congratulação sincera viriam de outra forma.

As palavras e o momento pareciam justos mas faltou algo e senti um vazio e uma impressão ameaçadora. Meu desejo de ser reconhecido e elevado se manifestou no íntimo. Isto me deixou constrangido e confuso.

Não tenho certeza das motivações deste ato e precisei de algum tempo para me convencer de que não era bom para mim. Desconfio mesmo de que eu tenha servido em algum outro propósito.

Hoje também em outro momento pude perceber que eu me mantinha uma percepção errônea de um momento de minha vida.

Sempre acreditei que na época da faculdade eu estava em movimento de busca e de mudança e que havia me desviado. Porém eu vivia na forma sem que isto fosse uma manifestação autêntica de meu ser.

Então não houve um desvio mas uma mudança na forma. O conteúdo e a essência de meu ser continuaram por muito tempo vagando sem fundamentos e sem consciência.

É preciso muita atenção.