10 Minutos com Hermann Hesse

Tudo depende apenas da coragem. Ainda o mais bravo dentre nós não raro a perde, e então se inclina a procurar programas, segurança, garantias. A coragem necessita da razão; não é, porém, sua filha. Na realidade, ela nasce das camadas mais profundas de nosso ser.

***

Silenciar sobre determinado assunto que todos aplaudem calorosamente; sorrir sem maldade de pessoas e instituições; combater a falta de amor no mundo, dedicando mais atenção aos humildes e pequenos; tendo mais confiança no trabalho, mais paciência; renunciando a revidar com ódio a mínima zombaria ou crítica - eis outros tantos caminhos que podemos trilhar.

***

Quem "não se acomoda a este mundo" está sempre perto de encontrar-se a si mesmo. Quem se ajusta e se adapta, jamais se encontra. Pode, todavia, tornar-se um senador.

***

Alguém amou e, amando, encontrou-se a si mesmo. Quantos não há, porém, que amam para se perderem!

***

"O amor não deve pedir nem tampouco exigir. Há de ter a força de chegar em si mesmo à certeza e então passa a mover em vez de ser arrastado. "

***

Minha obrigação não é dar aos outros o que seja ojetivamente o melhor: é dar-lhes do meu e da maneira mais pura e sincera possível.




Máximas retiradas de uma edição antiga do livro:
"Para Ler e Pensar"
Pensamentos extraídos dos livros e cartas de Hermann Hesse.