Anti-Poema

Revisitando os poemas de 20 anos atrás...

Anti-Poema

Como o ser tolo
que se entrega ao mundo
a minha desculpa
esta menos no que imagino
que nas interpretações que me dão

O que sou para ti, leitor?
Esta pergunta certamente não te aflige,
visto que já te pareço uma idéia
simples ou complexa
fácil ou difícil.

Tão pouco o toca minha aflição...

Dedique, no entanto, um minuto de tua vida
para a questão que te aponto:

Se te sou idéias,
não te sou eu mesmo,
visto que também sou para mim,
um amontoado de idéias.

Pensamentos e idéias,
sou para todos nós,
que pensamos todos sós.

Onde estarei?
No que penso ou pensas,
ou noutra coisa qualquer?

Nunca saberás quem sou.
Mesmo eu, saberei?

Já que só existo para ti,
em acordo com tuas idéias,
jamais conhecerás o que sou
pelos meus pensamentos.

A resposta caro leitor,
tu já a sabes mas não percebe:
Se refletir e imaginar,
(E só você pode fazer isto)
Obterá as respostas
que te agradarão.

Se tudo isto te parece
metafísica demais,
considere apenas isto:

tudo que queres saber,
já o sabes.

Tudo que aprendemos
o fazemos pensando
no que nunca pensamos.

29.10.1986