Parceiros Invisíveis - Anima e Animus


Dica de um livro
muito interessante:

Os Parceiros Invisíveis

(o masculino e o feminino dentro de cada um de nós)
John Sanford - Editora Paulus

Segue a nota da contra-capa:

Este livro aborda as dimensões masculina e feminina da alma - chamadas por C.G.Jung de anima/animus. Também demonstra de que modo a parte feminina de um homem e a parte masculina de uma mulher constituem os parceiros invisíveis em qualquer relacionamento homem-mulher. O autor orienta-se no sentido de compreender as projeções e de lidar com elas; projeções que podem prejudicar e até impedir um relacionamento real entre um homem e uma mulher. Este é um livro escrito para pessoas de todo o mundo que queiram entender melhor a si mesmas e seus relacionamentos.

O livro apresenta os conceitos de anima e animus e como agem em cada um de nós. É para as pessoas que desejam o auto-conhecimento e que buscam relacionamentos maduros e ricos nas suas vidas.

Quando uma mulher se apaixona por um homem, ela se apaixona pela projeção de seu animus nele. Do mesmo modo, ele se apaixona pela projeção de seu anima nela.

Com o passar do tempo a projeção não bate com a pessoa e o casal pode então o relacionamento de um modo mais realista e descobrir se realmente desejam um ao outro.

Estes parceiros invisíveis agem independente de nossa vontade e mesmo nas relações já mais estáveis. Se os conhecemos pouco haverão mais chances de que eles se manifestam nas suas formas negativas perturbando nossos relacionamentos.

O animus insatisfeito de uma mulher ataca o homem na sua auto-estima, seu valor e suas iniciativas. A anima insatisfeita de um homem pode afastar sua parceira com manifestações alterações de humor e da sensibilidade, tristeza etc.

Além disto, anima e animus interagem entre si... Porém ambos também podem se manifestar em suas formas positivas e enriquecer nossa vida e não apenas nossos relacionamentos.

Um conhecimento que faz bem e uma leitura tranquila e até divertida porque é inevitável reconhecermos nas descrições as manifestações de anima e animus nas pessoas que conhecemos e principalmente em nós.

Mas cuidado... Bom não esquecer que mesmo sendo evidente suas manifestações e influências em nós e nos outros, são como todas as condições em que nascemos, vivemos e que nos submetem: influênciam mas não determinam nossas escolhas.

Antes, somos marcados pela liberdade ainda que seja de escolher conhecer (ou não) o que nos influencia, limita e o que parece existir dentro de nós fora de controle.

Procurando por uma ilustração encontrei também uma imagem bonita que descobri na internet do artista A. Andrew Gonzalez. A obra se chama "The Love of Souls" (O Amor das Almas).



Bonita não é? Vale a pena aproveitar e conhecer suas outras obras no site oficial do artista:

The Transfigurative and Esoteric Art of A. Andrew Gonzalez

Abraços!!!!