A Cor do Paraíso

Gostaria de indicar um filme que assisti no final de semana:







Título em Português : A Cor do Paraíso
Diretor : Majid Majidi
Título em Inglês : The Color of Paradise
Título Original : Rang-E Khoda
País de produção : Irã
Fotografia : Mohammad Davoodi
Ano de produção : 1999



O filme é uma produção Iraniana do diretor Majid Majidi que conta a estória de um menino cego chamado Mohammad que vive em uma escola para deficientes visuais em Teerã e retorna com o pai para o convívio da família nas férias. Lá reencontra as irmãs e a avó e os planos de seu pai.


Mohammad é simplesmente excepcional: iluminado. O menino é dessa gente que transforma as pessoas ao seu redor.Porém, se nem todos somos como ele, temos muito que aprender com a estória. E ouso mais. Se nos despirmos de nossas idéias e entrarmos no filme abertos para a ver e aprender, podemos sim, aprender muito com a experiência pai do menino e com os outros personagens.

Seu pai um homem comum que se debate com a vida planejando e se organizando tudo para buscar a felicidade do modo que acha melhor é incapaz de perceber isto. Tantas vezes eu mesmo me vi assim, olhar fixo em meus objetivos deixando a vida escorrer pelos dedos. Tantas pessoas eu vejo assim...

Belíssimo e emocionante o filme tem uma fotografia maravilhosa e somos envolvidos a cada cena pela pela simplicidade e generosidade dos gestos dos personagens. Para aqueles que gostam de filmes que nos fazem sentir a vida, desejar a vida e desejarmos ser apenas: gente melhor.


Uma das falas do menino:

"Nosso professor diz que Deus ama os cegos porque nós não podemos ver. Mas eu disse para ele que se isto fosse verdade, Ele não nos faria cegos para que não pudessemos ver Ele. Ele então me disse: "Deus não é visível. Ele está em todo lugar. Você pode sentir ele. Você pode vê-lo através de seus dedos." Agora eu procuro Ele em todo lugar até o dia que minhas mãos possam tocar Ele e então eu vou contar todos os segredos de meu coração."