O jovem índio, o sábio e os cães

Havia, em uma aldeia indígena, um jovem índio que sempre causava problemas. Era inquieto, explosivo, sempre metido em brigas e confusões.

Como aquela era uma aldeia pacífica e os conflitos eram resolvidos por uma espécie de assembléia entre os mais velhos, foi decidido que o rapaz deveria ter uma conversa séria com o velho e sábio conselheiro da tribo.

Assim decidido, o jovem foi chamado diante do ancião que o convidou a sentar diante dele e o fitou por alguns minutos dizendo ao final:

- Você está causando muitos problemas à nossa tribo e trazendo-nos muitas preocupações. O que pode falar em sua defesa?

O jovem, impaciente, respondeu:

- Eu sou o que sou! Não consigo mudar!

- O velho índio ficou calado por mais alguns minutos e disse:

- Apesar da minha idade, também dentro de mim existem dois cães: um deles é cruel e mau, o outro é compassivo e bom. Os dois estão sempre disputando minha alma.

O jovem índio, intrigado com o que tinha escutado, perguntou:

- E qual dos dois cachorros, diante de uma disputa, ganharia a briga?

O sábio índio parou, olhou bondosamente para àquele jovem à sua frente, e respondeu:

- Aquele que eu alimento!


Morning Dog Fight - Foto de nosniv no Flickr - "dois cães lutando ao nascer do sol na praia de Ko Samet na Tailândia. Na praia haviam outros cães que também defendiam seus territórios de areia branca e macia um dos outros."