Domingo de Páscoa

Páscoa é celebração de mudanças, de libertação e da vitória da morte sobre a vida. Uma vez ouvi que deveriamos fazer todo dia celebração destas mudanças mas a verdade é que por vários motivos e razões acabamos envolvidos pelo mal e deixamos a morte e a escravidão vencerem.

O mal é curioso. Ao contrário de algumas pessoas, para mim ele é real e mesmo que não possa descrever, definir e nem mesmo posso sempre identificar o mal, vejo que ele é real e que nos atinge como atinge aos outros o mal que fazemos, querendo ou não.

Lembre que sempre teremos a razão, a lógica, os sentimentos e toda a nossa psiquê para explicar e justificar tudo que fizemos: mal e bem. De que adianta então nos fiarmos nestes guias se não levam a gente para a paz, o amor e a justiça?

Além do mais cabe lembrar que o mal raramente nos chega como algo ruim, feio, odioso e prejudicial... Algumas vezes vem com as melhores intenções e "para nosso bem".

Assim se diz: orai e vigiai.

Cada ato e cada pensamento para mim são como pedras que lançamos ao lago. Geramos sempre um desequilibrio que se propaga. Cada ato nosso é como uma onda de energia que se reflete, sofre refração ou que é absorvida pelas outras pessoas, animais e coisas.

Assim, todos nós querendo ou não, ativos ou passivos somos parte deste lago e de qualquer modo seremos responsáveis pelas ondas que nos chegam e saem de nós.

Também nunca estaremos livres do mal (destas perturbações que vem de fora) mas podemos escolher como vamos reagir ao que nos acontece. Vamos retransmitir? Vamos amplificar o que recebemos? Vamos atenuar e trabalhar para não retransmitir isto?

Como podemos fazer isto de verdade e sem nos enganarmos ou enganarmos aos outros mas também com dignidade e sem nos tornamos um poço de coisas ruins? Podemos transformar uma energia ruim em uma coisa boa que possamos dar aos outros?

Sozinhos não podemos. Porém podemos buscar e beber das verdadeiras fontes das energias boas que trazem a vida e a libertação. As fontes de paz, amor e justiça. Estas fontes estão por ai e sempre, sempre, sempre a nossa disposição...

Somente buscando e bebendo destas fontes poderemos ter forças para combater o mal e sermos nós mesmos luz e sal para dar guiar, ajudar, dar graça e forças aos outros.

Se nos fazem algo de ruim, não podemos achar que vamos simplesmente esquecer de uma hora para outra mas podemos buscar entender as causas e mesmo sem concordar podemos escolher como reagir sem perpetuar e sem compactuar com o mal.

Se recebemos algo ruim e conseguimos, pelo menos não passar isto adiante, receberemos menos coisas ruins depois e as pessoas também. Se além disto, conseguirmos passar algo bom, receberemos boas novas. Esta é minha crença.

Hoje, vamos começar a deixar o que é do passado no passado e cuidar do presente. Vamos pensar que podemos justificar muitos atos mas nem sempre precisamos escolher por tudo que podemos justificar.

"Tudo me é permitido mas nem tudo me convém." [1 Cor]

Vamos fazer o podemos com o que existe e temos ao alcance sem sonhar o impossível mas fazendo e buscando o possível. Sem tentar segurar a pedra que já caiu, mas possamos carregar nossas pedras e sem jogar nos outros.

Buscar e beber das fontes que nos ajudam a buscar a verdade, o que nos fortalece e nos afasta do mal. Fechar os olhos para recordar do passado e tirar de lá lições mas sem imaginar que o passado se prolonga ao futuro.

Entre o passado e o futuro estamos nós. Possamos abrir os olhos arregaçar as mangas e com coragem e esperança, construir o futuro.

Para todos, um bom Domingo de Páscoa, uma boa semana e uma Vida Nova de verdade!