Meu Melhor Amigo

Assisti esta semana um filme chamado "Meu Melhor Amigo" do diretor francês Patrice Leconte.

François (Daniel Auteuil - Cachê) é um marchand que vive para os negócios e que tem poucos escrúpulos com as pessoas. Em um jantar de seu aniversário ele é confrontado pelos convidados com o fato de que não tem amigos. Ele nega e sua colega, Catherine (Julie Gayet) propõe uma aposta para que em 10 dias ele a apresente um amigo. Diante do desagio, ele se aproxima de um motorista de taxi, Bruno (Dany Boon) e o convence a ajudá-lo a encontrar um amigo.





O rapaz da locadora me indicou o filme como sendo "uma comédia romântica em que o romance é substuido pela amizade". De fato é bem isto mesmo. Um filme leve e divertido que pode até parecer inverossímil justamente porque François é caricato demais.


Infelizmente as pessoas são caricatas mesmo e algumas vezes os acontecimentos da vida são muito mais inverossímeis do que a arte. Perdemos amizades e afastamos pessoas queridas por uma profunda falta de conhecimento sobre nós mesmos, sobre as pessoas que gostam de nós, por vaidade, por orgulho, falta de atenção, falta de compaixão... Quase sempre pela falta de consciência e do cuidado em buscar refletir e entender do que se fazem as relações humanas.


O filme me fez refletir e percebo que não tenho muitos amigos mas posso dizer que meus amigos são realmente meus melhores amigos. Nem sempre os tenho perto mas não me sinto só e todas as vezes que nos encontramos é como escrevi uma vez "Conversas que nunca terminam: são interrompidas."


Não me nego para as novas amizades mas é raro encontrar quem busque e se proponha para as amizades assim... Sem interesses, com respeito, admiração, sinceridade, compaixão e cuidado. Também acredito que a quantidade acaba por prejudicar a qualidade. Tento cuidar de meus amigos e procuro me dar para eles como merecem mas sei que nem sempre consigo.


No fundo, e cada dia mais, percebo que o amor, a amizade e todo relacionamento verdadeiro e duradouro se estabelece apenas entre sujeitos que procuram desenvolver sua ética pessoal prezando por valores que naturalmente superam as dificuldades dos encontros, as distâncias, a falta de tempo, os deslizes, as desatenções e as diferenças naturais.


Aos meus amigos e amigas queridos um brinde!


"A amizade que acaba nunca principiou."
(Publius Syrus)


"É difícil fazer um amigo num ano; mas, é fácil perdê-lo numa hora."
(Provérbio Chinês)


"A amizade é identificação e diferença."
(Hermann Hesse)


"A amizade começa onde termina ou quando conclui o interesse."
(Cícero)