Insônia

Acordei agora. Dia 5 de Janeiro de 2008. São 4 horas. Sem sono.

Tenho dificuldade em expressar o que sinto e o que penso em palavras. Quero resistir ao silêncio diante de toda a vastidão de emoções, lembranças de minha vida e pensamentos que estão comigo agora. Preciso escrever.

Mas será que realmente adianta falar, escrever ou pensar nesta hora? Hoje preciso de paz e quero desejar a paz para você que me lê agora. Seja o teu agora manhã, tarde ou noite.

A pouco li em uma mensagem que me deixou admirado com um sorriso de alegria: "Amar e respitar o próximo como a si mesmo."

Inevitavel para mim refletir sobre isto. O que é o amor? Quem é o próximo? E como é amar a si mesmo?

Me recordo então de tudo do que aprendi vários anos atrás. Pego a Bíblia e lei o evangelho de Mateus. Lindas passagens que me emocionam e me evocam tantos ensinamentos de Jesus que se fundem com ensinamentos de outros mestres e que me fazem novamente lembrar que a verdade é somente uma.

Penso cada vez mais que as pessoas precisam mais amarem a si mesmas. Cuidarem de si mesmas. Olharem e respeitarem a si mesmas. Isto não é egoísmo. Isto é fundamento para o amor ao outro. Porque todos somos um.

Penso que não existe caminho para a alma e para o ser que não seja se olhar, estar consigo, suportar a si mesmo e se conhecer porque somente assim poderemos olhar para os outros justamente porque nada do que acontece aos outros é desconhecido de nossa alma.

E por mais que desejemos o bem de alguém não podemos forçar o bem. Porque nada que se força ou se impõe faz bem. Então é uma escolha de cada um seguir ou não neste caminho.

Mudar, transformar nosso ser e enfrentar nossos dragões rompendo as muralhas dos castelos que permitimos se erguerem ao nosso redor durante a vida. Isto requer coragem e humildade.

Encontrei no evangelho de Marcos também este versículo:

Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do evangelho, vai salvá-la.

E perder a vida não é se matar ou se arriscar sem cuidado. Perder a vida é buscar e se entregar a vontade de Dele. Deixar nossa vontade mesquinha, nossos projetinhos de vida e nossas idéias do que é certo e errado e se por em busca e aprendizado. Se por no caminho de mudanças abandonando a vida antiga.

Mais uma vez, repito: esta jornada só pode ser feito por cada um de nós.

E isto me parece ser o grande ensinamento de todos os mestres. Não existe saída para as pessoas, para os relacionamentos ou para a humanidade que não venha da transformação de cada um de nós. É uma escolha livre e não poderia ser de outra forma.

Custei muito a entender isto e tentei por muito tempo, no meu orgulho ajudar as pessoas que amo. Deixava de ver a trave nos meus olhos para cuidar do cisco nos olhos dos outros.

A verdade é que cada um de nós é livre e a mudança só pode vir de nossa própria iniciativa.

Também não percebo lugar de repouso sem mudanças a minha volta como alguns desejam.

Pelo menos não existe nesta vida. Vejo que as pessoas que resistem a esta verdade sofrem demais ou levam sofrimento para os outros.

Então, no exercício da liberdade podemos escolher voltar nossos olhos para nossa alma e buscarmos nos conhecer e descobrir a vontade divina e nosso movimento neste mundo de mudanças ou podemos resistir as mudanças e buscar uma segurança e quietude ilusórias nos bens materiais, no conforto e no poder.

Eu escolhi evoluir e mesmo tendo feito esta escolha ainda falho, erro, me perco, me confundo... Porém não quero desistir. Acredito que possa ser cada vez mais sal e luz para o mundo.

Não creio nisto porque está escrito na lei de Deus ou dos homens mas porque quero ser o sal e a luz para meu ser e porque todos somos um. Acredito porque não vejou outra saída.

E somente assim se fará o Reino de Deus: reino de paz, justiça e amor. E creio que o Reino se fará sempre para os que compreendem que todos somos um com o divino e tudo muda e não adianta resistir mas acompanhar o fluxo da vida fora e dentro de nós mesmos.

Assim, repito mais uma vez: buscarmos a nós mesmos é buscarmos a vontade divina e ao outro e somente assim poderemos levar paz, harmonia, amor, amizade e esperança para os irmãos. Somente assim poderemos ser sal e luz para o mundo.

“Os grandes navegadores devem sua reputação aos temporais e tempestades”.Epicuro (341-270 a.C., filósofo grego)

Gosto desta frase porque me lembra que as jornadas em que se formam os bons marujos não é fácil. Isto vem de encontro ao que diz Jesus também quando nos recomenda escolher a porta estreita porque a larga é o caminho que conduz a perdição e infelizmente muitos seguem por ele.

É fácil ser justo na colheita farta. Difícil é repartir o pão quando temos pouco. Esta é a porta estreita. Não é fácil o seguimento de nenhum dos mestres.

Infelizmente como eu disse antes não podemos evitar que o outro não deseje seguir pela porta estreita. Não podemos carregar a cruz dos outros. Podemos ajudar e mostrar o caminho mas cada um precisa pegar sua cruz e carregar sozinho.

A ti que neste dia me procurou quero te dizer que desejo muito teu bem. Minha vontade era poder estar com aí com você e conversar. Conversar por muito tempo. Quem me conhece sabe que eu gosto muito de conversar sobre as coisas do coração e da alma.

No passado fui chato com isto, lutei com as pessoas para poder transformar elas. Para mostrar e discutir com elas sobre o que aprendia e via cada dia mais. Hoje, procuro me lembrar de que também estou aprendendo e somente posso compartilhar.

E compartilhar é assim, precisa que o outro também queria né?

Eu sou assim, gosto de trocar olhares, trocar palavras e sorrisos. Gostaria de poder te dar o que de melhor eu tenho e posso dar para qualquer pessoa hoje: meu ser. Para poder me transformar e te transformar.

Como eu disse uma vez em um poema chamado Porvir (Junho 2007):

"O olhar do outro é sempre uma janela para mim. Assim também sou a janela para quem me olha. Quero ser sempre assim: janela ampla, silenciosa e aberta para o olhar."

Eu fiz minha escolha de seguir nesta jornada e nesta busca de buscar a mim, buscar o sentido da vida, buscar meus irmãos e irmãs, buscar aceitar a mudança, busca de aprender e viver.

Não me arrependo de minha escolha e reafirmo ela todos os dias mas é difícil, muito difícil! Quem está nela sabe como é difícil e muitas vezes solitária esta busca de se conhecer e ser.

As mensagens deste blog são para mim como garrafas que lanço ao mar durante minha jornada na esperança de que um dia encontrem alguém e que este alguém possa ler, sentir, compreender e compartilhar comigo um pouco de si.

Quase 7 horas, cansado, preciso dormir um pouco mais.

Você que me lê... Tenho esperanças de que até me escreva também e compartilhe comigo o que desejar, assim, nos sentiremos menos sós...

Beijos, força e tudo de bom!