Amor nos Tempos do Cólera

Assisti esta semana o filme Amor nos Tempos do Cólera. O filme é baseado no romance de Gabriel Garcia Márques e tem um elenco bem diversificado com ótimos atores de diversas nacionalidades.



Apesar da bela história e dos atores que na minha opinão estão ótimos fiquei com uma impressão desagradável durante e depois do filme. Foi como se tivessem enfiado uma mão nas minhas entranhas e remexido tudo mas sem nenhum sentido.

Naturalmente esta é uma impressão pessoal pois o filme me evoca muitas experiências difíceis e daí a impressão de remexer as entranhas. Por outro lado, creio que o sentido nem sempre está evidente no que vivemos ou pelo menos nem tudo é evidente e sempre há o que se descobrir.

Então, pelo menos para mim que ando em buscas, remexer as entranhas e despertar uma busca de sentidos já faz valer a experiência do filme.

:)



A história de um homem que espera por toda a vida pelo seu amor é inverossímil mas quem dirá que não é possível? Fiquei com uma vontade enorme de ler o livro e conhecer com mais detalhes a personagem de Fermina Urbino e Florentino Ariza. Porque ela deixou seu grande amor por ilusões justamente argumentando que o amor era uma ilusão? O que sustentou este homem durante sua vida?



Por último mas com igual importância vale lembrar que no filme trabalham também brasileiros a se destacar Fernanda Montenegro e o diretor de fotografia Affonso Beato (ele também trabalhou no filme Deus é Brasileiro). E como sempre se destacam admiravelmente!



É estranho um filme baseado em um romance latino americano que se passa em um país da america do sul, com atores latino americanos e europeus falando em inglês. Toda a mistura de sotaques me faz imaginar qual é o público alvo... O mercado americano?

Enfim, mesmo com algumas suspeitas ainda acho que o filme merece ser visto e que pode fazer bem ou pelo menos despertar em vocês a curiosidade de ler o livro como aconteceu comigo.