Noel Rosa - Poeta da Vila

Queria deixar uma recomendação para assistirem o filme "Noel - Poeta da Vila" dirigido por Ricardo van Steen.



Para quem gosta da música de Noel Rosa, para os que gostam da música brasileira, para os que gostam de samba, para os que gostam do Rio de Janeiro, para os que gostam de Vila Isabel, para os que viveram ou vivem um grande amor e para quem apenas gosta de bom filme...

O filme é emocionante e me deu "saudade do que não vivi". Camila Pitanga está ótima representando Ceci e Rafael Raposo dá conta do papel de Noel muitíssimo bem. Um elenco muito bom. O filme é baseado no livro Noel Rosa, uma biografia (João Máximo e Carlos Didier).

O filme revela e desperta deixando boas recordações porque fala de sonhos, dedicação, conflitos, valores, amores, da vida...



Vou deixar aqui então três letras de músicas que gosto muito e que conheci num disco que meu pai trouxe quando eu era garoto para casa. Aliás eram dois discos com uma coletânea de músicas em uma edição patrocinada pelo Banco do Brasil e homenageando o Poeta da Vila.



Último Desejo

Composição: Noel Rosa

Nosso amor que eu não esqueço, e que teve o seu começo
Numa festa de São João
Morre hoje sem foguete, sem retrato e sem bilhete, sem luar, sem violão
Perto de você me calo, tudo penso e nada falo
Tenho medo de chorar
Nunca mais quero o seu beijo mas meu último desejo você não pode negar
Se alguma pessoa amiga pedir que você lhe diga
Se você me quer ou não, diga que você me adora
Que você lamenta e chora a nossa separação
Às pessoas que eu detesto, diga sempre que eu não presto
Que meu lar é o botequim, que eu arruinei sua vida
Que eu não mereço a comida que você pagou pra mim

E para quem quiser ouvir uma interpretação de Maysa acompanhada por Hildo Hora segue o vídeo que encontrei no YouTube. Os que não gostam muito dos agudos da gaita podem atenuar isto ou diminuir um pouco o volume.



Pra Quê Mentir?
Composição: Noel Rosa/Vadico

Pra que mentir se tu ainda não tens
Esse dom de saber iludir?
Pra quê?! Pra que mentir
Se não há necessidade de me trair?
Pra que mentir, se tu ainda não tens
A malícia de toda mulher?
Pra que mentir se eu sei que gostas de outro
Que te diz que não te quer?
Pra que mentir
Tanto assim
Se tu sabes que eu já sei
Que tu não gostas de mim?!
Se tu sabes que eu te quero
Apesar de ser traído
Pelo teu ódio sincero
Ou por teu amor fingido?!

Conversa de botequim
Composição: Noel Rosa e Vadico

Seu garçom faça o favor de me trazer depressa
Uma boa média que não seja requentada
Um pão bem quente com manteiga à beça
Um guardanapo e um copo d'água bem gelada
Feche a porta da direita com muito cuidado
Que eu não estou disposto a ficar exposto ao sol
Vá perguntar ao seu freguês do lado
Qual foi o resultado do fute..bol

Se você ficar limpando a mesa
Não me levanto nem pago a despesa
Vá pedir ao seu patrão
Uma caneta, um tinteiro,
Um envelope e um cartão,
Não se esqueça de me dar palitos
E um cigarro pra espantar mosquitos
Vá dizer ao charuteiro
Que me empreste umas revistas,
Um isqueiro e um cinzeiro

Seu garçom faça o favor de me trazer depressa...

Telefone ao menos uma vez
Para três quatro quatro três três três
E ordene ao seu Osório
Que me mande um guarda-chuva
Aqui pro nosso escritório
Seu garçom me empresta algum dinheiro
Que eu deixei o meu com o bicheiro,
Vá dizer ao seu gerente
Que pendure esta despesa
No cabide ali em frente
Seu garçom faça o favor de me trazer depressa
Uma boa média que não seja requentada
Um pão bem quente com manteiga à beça
Um guardanapo e um copo d'água bem gelada
Feche a porta da direita com muito cuidado
Que eu não estou disposto a ficar exposto ao sol
Vá perguntar ao seu freguês do lado
Qual foi o resultado do fute..bol

Para estas duas últimas fico devendo o vídeo ou áudio.