A Cigarra e a Formiga

Em um dia de verão no campo a Cigarra passava o tempo tocando e cantando para a alegria de seu coração. Uma formiga passou carregando com grande dificuldade uma espiga de milho que levava para o ninho.

"Porque não senta para conversarmos um pouco," disse a Cigarra, "ao invés de ficar se matando deste jeito?"

"Estou ajudando minhas amigas a armazenar comida para o inverno," disse a Formiga, "e te aconselho fazer o mesmo."

"Porque me preocupar com o inverno?" disse a Cigarra; "temos comida bastante agora."

Porém a formiga seguiu seu caminho e continuou com seu enorme esforço.



Quando o inverno chegou a Cigarra não tinha comida e se encontrou com fome e morrendo enquanto via as formigas comendo todo dia minho e folhas de seus depósitos que haviam preparado no verão. Então a Cigarra compreendeu:

É melhor se preparar para os dias de necessidade.

A fábula de Esopo é conhecida, como é a moral da estória. Na verdade, precisamos lembrar que esta estória quer "ensinar" uma moral com uma imagem simples e marcante que fique armazenada por toda vida.

Crianças, para o bem da verdade, formigas não planejam nada pois são "programadas" fazer sem pensar e, as cigarras vivem quase toda vida na terra se alimentando muito bem, obrigada!

Entrando no espírito da fábula...

Esta é a estória que contaram as Formigas que não morreram no inverno como a Cigarra e infelizmente não conhecemos a versão da desfortunada Cigarra. Não que fosse totalmente diferente mas provavelmente seria uma estória mais longa com detalhes e permeada de reflexões e várias questões sem resposta muito certa.

Na fábula, Cigarra compreende no final que é melhor se preparar para os dias difíceis. Infelizmente porém: compreende errado!

Primeiro porque esta é a fantasia da Formiga que acredita que a Cigarra poderia ter feito o mesmo que ela. Então a Cigarra, sob condições terríveis, morrendo de fome e lembrando do conselho da Formiga acha que agiu errado e se lamenta. Na verdade a Cigarra não poderia ter feito como a Formiga porque ela era outro tipo de ser e fazia as coisas que fazem as Cigarras.

Segundo, se fosse mesmo possível para a Cigarra escolher (coisa de fábulas) também seria possível para a Formiga escolher! E porque a Formiga escolheria fazer todos os esforços no verão para guardar comida e ficar em casa no inverno comendo e dormindo? Provavelmente por medo! Medo de não conseguir ser como a cigarra, medo de não ter quem a ajudasse no inverno...

- Opa! Pare! Mas... Porque a Formiga deixou a Cigarra morrer?

Curiosidades

As cigarras se reproduzem no verão e morrem antes do inverno deixando os ovos que eclodem com as larvas que caem no solo.

As cigarras antes de atingirem a forma adulta se desenvolvem quase todo o tempo como ninfas sob a terra até sofrerem uma metamorfose e completarem seu desenvolvimento. Então cantam.

Em geral as formigas se desenvolvem mais rapidamente que as cigarras até atingirem a forma adulta porém, com excessão das rainhas, as formigas, considerando todo o tempo de vida, em geral morrem antes das cigarras.

Sobre Cigarras
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cigarra

Sobre Formigas
http://pt.wikipedia.org/wiki/Formiga